segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ritmos Juninos da Região Norte

O trabalho intitulado "Ritmos Juninos da região Norte", envolveu os alunos do CFIII-1o. ano, turma 501, sob a orientação da professora de Geografia Araci Rocha. Ocorreu a pesquisa prévia e apresentação lúdica de danças como quadrilha, boi-bumbá e carimbó; culminando com uma belíssima apresentação no Festival Junino do 3o. turno da escola.
texto: Professora Araci Rocha (Ciclo III).
Apresentação das danças (fotos: Tatiana Tavares, CIII e IV)

sábado, 23 de junho de 2012

Barraquinha de Degustação- Sabor do Pará

vídeo: Professora Tatiana Tavares (CIII e CIV)
     

Festival Junino- Sabor do Pará

O trabalho de pesquisa e entrevistas dos alunos do 1º. Ano do CIV da Escola Municipal Monsenhor José Maria Azevedo sobre a culinária junina e paraense foi desenvolvido com o propósito de conhecer as receitas e os saberes ligados ao preparo dos alimentos típicos de nossa região bem como o valor nutritivo desses alimentos sob a orientação da professora de Ciências Tatiana Tavares.
texto: Professora Tatiana Tavares (CIII e CIV)

Confira as fotos.
Exposição (foto: Tatiana Tavares)

Exposição (foto: Tatiana Tavares)

Capa do livro (produção: turma 701)




sexta-feira, 22 de junho de 2012

I Concurso de Poesia da SEMEC

Secretaria Municipal de Educação divulga a lista dos classificados do I Concurso de Poesia da SEMEC. A premiação ocorrerá no dia 29 de junho de 2012, das 08h30 às 11h30 no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania - CIIC, que fica situado na Av. Almirante Barroso entre Angustura e Barão do Triunfo.
O vencedor, por categoria (Educação Infantil, Fundamental I e II, Fundamental III e IV, Jovens e Adultos, Mova, Servidores e Professores), será anunciado somente no dia da premiação. Todos os outros classificados terão sua poesia publicada no I livro de Poesia da SEMEC.


A Comunidade Escolar sente-se imensamente feliz pela classificação da aluna Eduarda Reis.


PARABÉNS EDUARDINHA!


CATEGORIA – CICLO INICIAL CI e CII

Aluno (a): Eduarda de Brito Reis
Escola Municipal Monsenhor José Maria de Azevedo
Tema: A Menina
texto: Tatiana Tavares

Culminância- Festival Junino 2012

A culminância do projeto- Festival Junino- Ciclos III e IV aconteceu na última quarta- feira, dia 20 de junho, com organização de apresentações das produções por Área do Conhecimento.

Local da Exposição: quadra da escola

Ciências da Sociedade - ORIGENS DAS FESTAS JUNINAS: Apresentação do conteúdo pesquisado em painéis, slides e outros (turma 601, Professora responsável: Miria). FESTAS JUNINAS PELO PARÁ: Exposição de cartazes e apresentações de danças tradicionais dos municípios do Pará (turma 501, Professora responsável: Araci)

Código e Linguagem - FESTA JUNINA É ASSIM: Exposição do Museu do Arraiá (dramatização) alunos de várias turma, professora responsável: Joyce. RITMOS JUNINOS: Breve exposição oral das características de alguns ritmos ou quadrilhas juninas e apresentação de cartazes (Professoras responsáveis: Cláudia e Joana).

Ciências da Natureza - SIMBOLOGIA JUNINA : Exposição das maquetes produzidas sobre a simbologia junina (turma 801, Professora responsável: Kátia). CULINÁRIA JUNINA: VENHA DEGUSTAR! Confecção de uma barraquinha expondo pratos típicos da culinária junina e paraense, exposição de um livro (SABOR DO PARÁ) com a origem, receitas e valor nutricional dos quitutes paraenses (turma 701, professora responsável: Tatiana Tavares).
texto: Professora Tatiana Tavares (CIII e CIV)

Projeto Pedagógico- Festival Junino-Ciclos III e IV

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da festa acontece no dia 24, noite de São João. São comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.
O festival junino visa enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.
O objetivo comum às diversas áreas do conhecimento é realizar um Festival de Cultura Junina, no qual os alunos apresentarão os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções nas várias áreas disciplinares que dão suporte ao estudo.
texto: Professora Tatiana Tavares (CIII e CIV)